segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Primeiro Natal

Este foi o primeiro natal do Pedro.  E ele adorou! Fizemos uma ceia cedinho, em consideração às crianças, com a nossa família, meus pais e irmãos e família do meu cunhado. Pedro, Gabi e o primo Lucas eram a graça da festa, afinal não tem graça natal sem criança. Eles abriram presentes, fizeram bagunça, dançaram, tiraram fotos, enfim, tudo que se tem direito no natal.
Fizemos uma oração especial por tudo que passamos este ano e que chegamos ao final do ano em paz e com saúde.
Pedro aguentou a festa quase toda, só foi dormir mais tarde. Meu filho lindo é querido e admirado por todos!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal

Filho,
é seu primeiro natal. Mamãe está super feliz de comemorar o nascimento de Jesus ao seu lado.
Saiba que você é um bebê muito amado por sua família, muito mesmo. Sua vida é especial para todos nós e sua chegada deixou nossa casa mais e mais especial.
Mamãe arrumou a casa especialmente para comemorar com você e sua irmã esta noite especial ao lado da nossa família. Você aproveitou o natal a sua maneira, curtindo os passeios para ver as luzes de natal, ouvindo músicas de natal.
Que Jesus lhe abençoe com muita e muita saúde sempre. Eu te amo mais que tudo nesse mundo.
Um beijo da
Mamãe

Mensagem de Natal

Filho,
é seu primeiro natal. Mamãe está super feliz de comemorar o nascimento de Jesus ao seu lado.
Saiba que você é um bebê muito amado por sua família, muito mesmo. Sua vida é especial para todos nós e sua chegada deixou nossa casa mais e mais especial.
Mamãe arrumou a casa especialmente para comemorar com você e sua irmã esta noite especial ao lado da nossa família. Você aproveitou o natal a sua maneira, curtindo os passeios para ver as luzes de natal, ouvindo músicas de natal.
Que Jesus lhe abençoe com muita e muita saúde sempre. Eu te amo mais que tudo nesse mundo.
Um beijo da
Mamãe

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Fofura, fofura, fofuraaaa!!!

Pedro está tremendamente encantador. Não sei o que é, se são os olhares, os gestos, os sorrisos, mas alguma coisa nele é irresistível! Não é só opinião de mãe, é opinião geral.
Ele tem uma coisa linda, um astral, uma coisa gostosa, é muito agradável estar com ele. Opinião GERAL.
Coisas irresistíveis nele:
- bicos que ele faz, desde os tempos do ultrasson. Principalmente na hora de comer, de assistir TV (que ele presta muita atenção), na hora da vitaminas, em qualquer hora.
- sorrisos: são lindos, são fartos, vários e vários por dia, por motivos variados ou por motivo nenhum.
- preguiça: a gente fica querendo que ele engatinhe logo, mas ele morre de preguiça. Começa e para, senta e fica olhando pra gente, às vezes lembra o Garfield. Deve pensar: "eles querem que eu engatinhe, mas não tô afim".
- hora da comida: ele ama comer. A babá dele tem a sensação que ele passa o dia comendo, mas são só cinco refeições por dia. Ele come rápido, faz pouca lambança, mas adora bater as mãos na mesa da cadeira, de felicidade, brincadeira ou só pra chamar a atenção.
- hora de dormir: ele fica colocando a mão no rosto da gente, no nariz, na boca, nos olhos, querendo chamar nossa atenção. Tem que resistir muito para não rir, senão já viu, ele quer brincar. Depois de um tempo, acaba adormecendo no colo, a sensação mais deliciosa do mundo, aquele bebezinho dormindo aninhado no colo da gente.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Missa de Santa Luzia

Ontem fomos à missa na Igreja de Santa Luzia. Foi muito emocionante. Primeiro porque era o dia dela, então a Igreja estava lotada. Depois porque no meio da missa entra o Waldonys e canta três lindas músicas, emocionando a todos. E também porque vi o filme desse ano passar, lembrando de tudo que passamos e feliz pelas nossas vitórias. Lembrei do meu desespero ao descobrir o diagnóstico da catarata congênita, do dilema sobre colocar ou não a lente, da angústia na hora da cirurgia, da recuperação, do difícil começo na fisioterapia, dos colírios, da segunda cirurgia, dos exames Teller.
E o que me deixou feliz foi também lembrar que, sempre após cada momento difícil desses, tivemos vitórias e alegrias. E acima de tudo, permaneceu o sorriso e a felicidade do Pedro, que a cada dia se supera, a cada dia se desenvolve como um menino saudável, feliz e carinhoso.
Uma pessoa abençoada por ter avós, avôs, padrinhos e tios tão presentes e na torcida por ele.
Menino de sorte, mamãe feliz.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Dia de Santa Luzia

Santa Luzia
Ó Deus que vos dignastes iluminar vossa Virgem Santa Luzia com o clarão da fé e com a coroa do martírio, concedei-nos que, por sua intercessão, sejamos livres de qualquer cegueira da mente e do corpo e mereçamos elevar mais facilmente o olhar para as coisas celestes. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

9 meses!

No domingo, Pedro completou 09 meses. Desta vez não teve festa temática, com enfeites e balões, mas teve um mega café da manhã lá em casa, com avós e tios e primos. Foi super legal, porque a mesa estava bem bonita e farta, Pedro estava lindo e a casa cheia. ADORO!
Nestes nove meses, meu filhote me deus algumas preocupações, mas mais do que TUDO nesse mundo, me deu muitas e muitas alegrias, recebeu bênçãos e bênçãos de cura e muita muita simpatia e força para tudo!!!
Últimos desenvolvimentos dele, em pequenos tópicos:
- Já fica em pé no berço, é só acordar que rapidinho ele se levanta. A babá, que podia dar mais um cochilinho antes dele acordar de vez, agora se preocupa, porque ele tá muito danado!
- Falou mamã, coisa mais im-por-tan-te do mês! Tá todo mundo com aquele ciúme básico, mas ele tá falando mamã-mamã-mamã direto!
- Continua com os mesmos oito dentes, neste mês não nasceu nenhum.
- Foi atacado pelas muriçocas na sexta à noite, até pensei que era outra coisa, porque logo inchou e ficou muito vermelho. Pelo visto vai ser alérgico a elas que nem a irmã.
- Adora banhos, e que a água caia na cabeça dele. Ri muito e muito, altas gargalhadas.
- Como eu já tinha dito, come pratos e pratos de comida bem rapidinho, agora come tudo e muito bem.
É isso.
Filho, você é muito amado, muito mesmo, você é lindo, inteligente e muito querido por todos. Sua vida é especial e a mamãe não sabe mais o que é o mundo sem você. Te amo.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Novo exame Teller

Ontem fizemos um novo exame Teller, aquele que mede a acuidade visual.
E, mais uma vez, graças a Deus, Pedro fez muito bem. O resultado foi ótimo. Ele, hoje, vê melhor com os dois olhos do que com um olho só (com tampão), o que, segundo a fisioterapeuta, deve-se ao fato do grau ter diminuído. E também por isso, ele tem tido menos paciência com o óculos.
Ele avançou dois níveis e a posição dele na curva é de uma pessoa com a visão absolutamente normal.
Que maravilha, que sucesso, que bênção.
teste de teller, teste teller, teller, teste de teler, teler, teste teler, teste de teller em sao paulo, teste teller em sao paulo, teller em sao paulo, teste de teler em sao paulo, teler, teste teler em sao paulo, teste de teller em santana, teste teller em santana, teller em santana, teste de teler em santana, teler em santana, teste teler em santana, cartoes de teller, olhar preferencial, opl

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Ele falou....

MAMÃ
MAMÃ
MAMÃ
MAMÃ
Que lindo, meu filho falou mamã....
Estou tããããããããão feliz!
Nada melhor que começar o dia com seu filho dizendo
MAMÃ
MAMÃ
MAMÃ

Consulta com pediatra - 9 meses!

Hoje fomos ao pediatra para a consulta mensal. Graças a Deus, ele está ótimo!
Ele está com 10,485 kg e 74 cm. As curvas estão totalmente dentro do normal, apesar de estarem acima, estão mantendo-se regulares e proporcionais, ou seja, ele não está gordo nem baixo, nem magro nem alto, perfeito!
Fizemos as perguntas de praxe, sobre alimentação, sobre as dermatites (que a Gabi têm igual e que já melhoraram muito com a idade), sobre o desenvolvimento (que ele achou ótimo). Ele estava de óculos e ficou super bem comportado. Apesar de ter acordado um pouco enjoado, não estranhou nem chorou na consulta! Sucesso!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Paixão das avós

Ontem foram as duas avós babar total e completamente o Pedro. Sei que elas amam de paixão a Gabi, mas ontem foi descaradamente o dia do Pedro. Paixão total. Ele adora, sabe que está abafando e agradando, então deita e rola.
E agora para rir ele fecha e aperta os olhinhos, coisa mais linda.
...
Resolveu também comer, e comer bem. Abre a bocona e rapidamente traça um pratão no almoço e jantar. Só sente muita falta do leite na hora de dormir, mas nós abolimos, porque afinal depois de um pratão pra quê se encher de leite? Ele reclama, reclama, mas depois acaba dormindo. E bem. Outra coisa que ele melhorou muito. Esta noite ele nem acordou, por exemplo.
...
Domingo tem "mensário", nove meses. Vamos comemorar!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Coisa mais simpática do mundo

Pedro está a coisa mais simpática desse mundo. Ele já olha pra gente sorrindo, agora fechando os olhinhos e fazendo bico. Coisa mais linda .Sempre um olhar carinhoso, um sorriso fácil, com aqueles dentinhos pequenos e lindos naquela boca fofa. Somos todos apaixonados por ele, inclusive a Gabriela. Ela não quer deixar de estar com ele quando ele está brincando, não quer deixar de abraçar, de brincar (apesar da gente achar que ela o considera um brinquedo de vez em quando). Mesmo assim, é a coisa mais gostooooooosa!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Amor, meu doce amor...

Que amor louco, entre pais e filhos.
Pedro agora chora muito quando a gente vai embora. Despedir-se do pai, então, é uma loucura...Ontem ele se agarrou ao pescoço dele e chorou muito, muito mesmo. Tivemos que apelar para a voltinha de carro para ele se acalmar e também ao celular como mordedor. Maridão se emocionou, claro.
O sorriso dele quando a gente chega em casa é super maravilhoso, revigorante, levanta astral, anima o dia, enfim, não tem coisa melhor.
E colocá-lo pra dormir, vendo aquele pequeno no seu colo, tão aconchegado, tão confortável... não tem como não chorar.... de felicidade!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Grau 3

Estamos muito felizes!
Hoje o Pedro, finalmente, mediu o grau após a cirurgia.
Já faz quinze dias que ele operou, mas a oftalmologista não tinha conseguido medir ainda.
Ou ele não estava quando ela estava, ou ele não deixava medir.
Ontem, depois dela ter prometido que ia conseguir medir (e cumpriu), ela mediu duas vezes.
E foram duas medições diferentes.
Então, ela disse que ia medir novamente hoje, porque assim tirava a dúvida.
Como ele nunca deixa medir estando acordado, já estávamos cogitando fazer a sedação para ele dormir. Para nossa sorte e felicidade, ele dormiu na clínica e conseguimos medir sem sedá-lo.
E, para nossa boa surpresa, o grau dele passou de SETE para TRÊS graus!!!!!!!!
Que felicidade!!!
O eixo visual está bem limpo, tudo caminhando como deve ser!
Eu, não me aguentando de felicidade, corri pra Itamaraty na hora do almoço para mandar fazer a nova lente do meu bebê! Viva Pedro! Viva! Viva! Viva CAVIV Viva! Obrigada, meu DEUS!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Um ótimo final de semana

Neste final de semana ficamos sem babá. Eu, particularmente, achava que ia ficar super cansada, que não ia saber cuidar dele sem ajuda. Ainda bem que eu me enganei. Pedro sempre surpreende. Pra melhor. E não é que ele resolve dormir bem e com isso nos deixando com tempo até pra soninho depois do almoço? Quanto ao resto, nem me preocupei, porque amo ficar com ele, dar banho, brincar. Meu problema é que ele vinha dormindo pouco e realmente preciso de um tempinho pro descanso do final de semana. Pois ele dormiu bem que só tanto no sábado quanto no domingo.
Maridão também ajudou pra caramba: brincou muito com ele, deu banho, colocou pra dormir. Coisa linda.
É claro que o fato de termos ficado tranquilos e sem aquela ansiedade de querer sair com ele ajudou muito.
No sábado fomos na Beira-Mar tomar sorvete e passear de carro. No domingo fomos pra casa da minha irmã ver a Esquadrilha da Fumaça. Tudo divertido, tudo tranquilo. Amei. Deu até coragem de ficar mais vezes sozinha....

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

8 meses!

Meu filhote faz oito meses hoje! Que rápido e, ao mesmo tempo, que intenso! Foram oito meses maravilhosos, cheios de emoções, surpresas boas e nem tão boas e muita felicidade.
Alguns marcos deste mesversário:
- oito meses, oito dentes, nono dente a caminho. A gastura está enorme, se ele pudesse enfiava até um piano na boca. Coça demais, mas nada de febre, enjôo ou outra coisa do gênero. Começamos e escovar os dentes dele com pasta e escova, porque definitivamente aqueles "coçadores de gengiva" não estão mais dando conta do recado.
- já baixei o berço para o último nível, ele já está ficando quase de pé, tentando sentar e engatinhar, tudo ao mesmo tempo.
-  sabe dar tchau e imitar o índio. Às vezes ele se atrapalha, a gente pede pra ele dar tchau e ele imita o índio e vice-versa. Coisa linda. Estamos agora ensinando a bater palmas.
- tem comido melhor, mas nem todo dia. Ontem, por exemplo, não quis comer de jeito nenhum, só a vitamina de frutas e o leite. Achamos que são os dentes. Agora tem dias que ele traça um pratão de comida. Definitivamente prefere comida não amassada, prefere arroz a macarrão, adora carne e é super fã de todas as frutas.
- Deixamos de ferver água pro banho, um trabalho a menos.
- Gosta de chupeta, mas prefere pra dormir.
- Dorme pouco de dia, dorme cedo à noite, mas nos últimos dias tem acordado mega cedo (tipo quatro da manhã). Aí, mamãe aqui acorda também, sabe como é, haja corretivo pras olheiras....
- a fisioterapia melhorou muito, depois cinco meses, ele quase não reclama, a não ser que esteja cansado ou com sono. É o sucesso da clínica, disparado o cliente mais querido e charmoso, principalmente quando vai de óculos escuros.... ai ai ai.
- a relação dele com a Gabi é sempre maravilhosa. Quando ela chega perto dele, ele já vai gritando e rindo e ela beijando e abraçando. E tem vezes que ela o trata como um filho, quer cuidar dele e dar lição de moral. Típica irmã mais velha. Vai ser uma dupla de arrasar.
- amo, amo, amo demais este fofucho lindo! Acho que ele é um guerreiro, forte e valente, afinal o tratamento dele não é fácil, é cansativo, e ele passa por tudo, reclamando mas firme e forte. Tem um sorriso fantástico, um olhar cativante e é muito carinhoso. Enfim, é o meu Pedro, filho amado.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Adoro música!

É incrível! É só ligar o som e colocar uma música mais animada que o Pedro começa a dançar. Ele agita o corpo pra cima e pra baixo, pulando como ele tanto gosta.
No dia da cirurgia, a doutora tinha pedido pra não sacudí-lo, aí foi dureza porque ele só quer dormir sendo balançado na cadeira ou então embalado! E ficava chateado se a gente não balançava ele....
Ele ama música! As preferidas são as da Palavra Cantada, principalmente O que é que tem na sopa do neném?. 
...
Ontem fomos ao pediatra. Consulta tranquila, sem nenhuma novidade.
Pedro já alcançou os 10 quilos!!!! Está com 10,075 kg e 72 cm.
No mais, recomendações de variar bem a dieta, incluir muitas fibras (espinafre, abacate, arroz integral, laranja, mamão e manga) e as atividades extras como brincar,  brincar e brincar. Como sempre, ele foi simpático com o pediatra, sorrindo pra ele na hora do exame!
AMO esse menino!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Revisão da cirurgia

Como em toda cirurgia, a oftalmologista pediu pra ver o Pedro hoje, o day after. Fomos e está tudo bem. Eixo visual limpo, nada inflamado. Sucesso.
Ela não conseguiu medir o grau, que queríamos tanto saber, porque ele não deixou (sono e fome aliados ao esquecimento da chupeta), mas ela vai tentar na segunda-feira, quando ele for para a fisioterapia.
De resto, manter o colírio, voltar ao tampão e óculos e à fisioterapia na segunda.
Ele já aceitou super bem o tampão e óculos. Antes desta cirurgia era simplesmente impossível, porque ele chorava e gritava muito. Agora foi tranquilo.
...
Ele tem comido melhor agora. É verdade que não está batendo aquele pratão, mas come a sopinha bem (só amassada com garfo, nada de liquidificador) e come fruta de sobremesa (às vezes, um sapoti inteiro que ele ama). Mesmo assim, ainda chora pelo leite antes de dormir. Por isso, estamos dando o almoço relativamente cedo, para ele poder tomar este leite antes de dormir.
Já introduzimos a carne, o que fez ele melhorar bastante a vontade de comer papinha salgada.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Nova cirurgia e... tudo BEM!

Hoje foi a nova cirurgia do Pedro. Noite mal dormida, ansiedade, nisso foi bem igual a primeira. A diferença é que já sabíamos que a de hoje era mais simples, já tínhamos uma relação bem mais próxima com a oftalmologista e a confiança merecida nela.
E realmente correu tudo bem. Ele fez jejum de 06 horas, ficou um pouco chateado com isso, claro, mas conseguimos enrolar com músicas e brincadeiras. Na hora de dilatar a pupila, muito choro. Conseguimos a primeira vez, mas a segunda só depois que ele tomou o pré-anestésico e.. capotou.
Quando eu o entrego à enfermeira é que começa a ansiedade.
Apesar de terem sido apenas 30 minutos, imagina pensar no seu bebê num centro cirúrgico, com anestesista, enfermeira, etc. Por mais simples que seja o procedimento ("limpeza" na lente que opacificou), não tem quem não fique ansiosa.
A atendente dela, que é muito gentil, fica sempre indo contar pra gente o que está acontecendo, vendo da porta do centro cirúrgico e vindo contar pra gente.
Quando a enfermeira vem me chamar, recebo as primeiras boas notícias do anestesista: ele está bem, correu tudo dentro do esperado, espera duas horas para ele se alimentar.
Ele vem chorando, enjoadinho, com um curativo no olho.
Depois vem a oftalmologista, para explicar tudo. O procedimento foi um sucesso, a lente ficou bem limpa e centralizada, sem impedimento nenhum. Ela fez o corte pela frente do olho, para evitar surpresas, foi apenas um ponto, que vai desaparecer. Ficou também a bolha de ar para ajudar a cicatrização e ajudar a proteger.
Depois, volta pra casa, ele chorando muito, mas acaba por dormir. Dormiu 1,5 hora e acordou morrendo de fome, claro! Demos o leite, ele continuou inconformado. Então demos o almoço, sobremesa e pum... ele dormiu. Agora estou aqui, para acompanhar o resto do dia. Estamos sem coragem de tirar o curativo, com medo dele colocar o dedo no olho, mas precisamos começar a colocar o colírio.
Enfim, mais uma etapa vencida pelo meu bebê guerreiro!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Atualizando o peso

Hoje fomos no pediatra só para pesar o Pedro, afinal na quarta preciso dizer ao anestesista o peso dele, para fins de anestesia: 9,930kg!!!
Quase quase 10!!!
Pro pai já é 10, ele sempre arredonda pra cima, tanto peso quanto altura dos meninos.
E quanto aos dentes: já temos OITO! Os quatro superiores e inferiores da frente. E muita gengiva inchada lá atrás. Acho que no aniversário de 01 ano ele já estará com a arcada dentária completa! Ai meu Deus!

Novo "procedimento" na quarta...

Desde antes da viagem, a gente já sabia que o olho do Pedro iria precisar de um novo procedimento, desta vez de limpeza na lente, que ficou opaca. A oftalmologista tinha dito que ia aguardar o ponto certo de fazer para não prejudicá-lo. O momento chegou. Desde a semana passada  que ele não está usando tampão nem óculos, porque ele não aguenta. Estava bem preocupada, porque demoramos a marcar, mas agora que está tão próximo da hora, agora na quarta, já estou mais aliviada. Doida que chegue logo essa hora, para ele voltar a ver bem.
Apesar deste problema, o Pedro é um bebê sensacional. Simpático e carinhoso, conquista simplesmente TODOS que se aproximam. É daqueles que nunca estranhou ninguém, dá os  braços para ir pra colos que ele nunca viu e para aqueles que ele gosta, um (ou vários) longo abraço, sempre com amor.
Coisa mais linda deste mundo meu bebê...
Mamãe está aqui rezando muito para dar tudo certo na quarta.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O reencontro

Ai, que saudade, saudade, saudade!!!
Eu estava com muita saudade do meu filhote....
A viagem foi maravilhosa (conto no blog da Gabi), mas aqui quero é dizer da saudade que senti do meu bebê!
Às vezes eu acordava no meio da noite, pensando em como ele estava, em como eu queria um abraço apertado naquele corpo fofucho, cheiroso, macio!
Liguei todos os dias para saber dele, esperando ansiosamente a volta para os braços do meu pequeno grande bebê!
...
A chegada foi ótima. A reação dele foi meio que de espanto, já que chegamos correndo, gritando, agarrando, beijando! Ele ficou nos olhando assim como quem diz: ei, porque me abandonaram? Mas logo em seguida, estávamos os quatro novamente juntos, agarrados, felizes!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Sete meses!

E sete dentes!!!
Amanhã Pedro, Pedroca, Pepê, Pedrinho, Chiquinho, Pepito completa sete meses! E com mais dois dentes nascendo (o motivo da inquietação noturna dos últimos dois dias) nascendo. Desta vez na parte superior! Estamos definitivamente dando adeus ao sorriso banguelinha que eu acho o mais lindo deste mundo.
Neste último mês, o desenvolvimento dele foi muito rápido. Vamos ao que interessa:
- começou a comer papinhas de legumes e verduras. No começo, quando eram papinhas de um legume ou verdura só, não gostou muito. Agora que juntamos tudo, começou a melhorar. Mesmo assim, ainda come pouquinho, comendo um tanto e estragando um tanto e meio. Prefere a colher como mordedor (ai estes dentes) a usar como colher mesmo. Fica lindo sentado no cadeirão de comer, parece um presidente na sua mesa de executivo, batendo os bracinhos freneticamente. Ou não, às vezes fica paradão pensando em alguma coisa muito importante para o futuro da humanidade.
- começou também a tomar leite com frutas, que invariavelmente ele adora. Apareceu uma alergia a kiwi e bananas e laranjas também não lhe fazem muito bem (assim como não fazia bem a mim).
- o leite aumentou para os 180 ml, mas na hora da fome muito grande vai pros 210 ml. Sempre chora quando o leite acaba, por pura gula. É um choro desesperado, mas que só dura 10 segundos, o tempo dele perceber que não tem mais leitinho, não senhor.
- desde a semana passada, ele desistiu da amamentação. Antes ele se desesperava pelo peito, principalmente na hora de dormir. Da semana passada para cá, ele foi ficando zangado com o peito, mamava um pouquinho e deixava o peito, bem zangadão. Só parava mesmo quando chegava o leitinho. Como vamos viajar daqui a três dias, resolvi deixar assim mesmo. Acabou a amamentação. Pedro mamou 2 meses a mais que a Gabriela, então já foi muito bom.
- já rola para todos os lados, faz uma bagunça danada no berço, no trocador, na banheira. Adora banho!
Ainda não se senta, motivo pelo qual ainda não foi a praia, já que não aproveitaria muito.
- balbucia milhares de coisas que não entendemos, faz barulhinhos como brrrrrrrr, imita o índio, faz discursos na madrugada.
Enfim, ele está cada dia mais gostoso, simpático mas também demonstrando bem o que quer. Menino da-na-do!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Saúde na gravidez

Estivemos agora há pouco fazendo um ecocardiograma no Pedro. A pedido do pediatra. Ele já tinha feito uma vez, com um mês e pouco, pois o o pediatra ouviu um pequeno sopro no coração. Na época, o cardiologista não viu nada e nos deixou tranquila.
Na última consulta, eu perguntei ao pediatra se ele ainda ouvia o sopro. E ele confirmou, pediu outro exame, mas que de antemão disse que muito provavelmente não seria nada.
Então lá fomos nós.
Apreensão, expectativa, medo.
Pedro não deixa fazer o exame acordado, temos que dar um remedinho para ele dormir. Coração na mão.
O cardiologista nos tratou maravilhosamente bem. Foi muito profissional e ao mesmo tempo atencioso e detalhista. O que o Pedro tem é realmente um sopro, mas que tenderá a desaparecer e que não afeta nem afetará em nada a vida dele. No fundo, eu já desconfiava disso. Meu sexto sentido de mãe se confirmou
Só o que me deixou cabreira foi ele dizer que provavelmente isso se tenha acontecido por uma infecção na gravidez. Comentamos da catarata e aí sim ele confirmou mais uma vez.
Poxa, que importante mesmo é uma gravidez saudável. Considero que a minha tenha sido saudável, até porque meu obstetra é muito preciosista e sempre me pedia variados exames. Fiz exercícios regularmente, não bebi, não fumei (nem nunca fumei), controlei minha tireóide direitinho, me mantive dentro do ganho de peso ideal. A única coisa que "pegou" foram as infecções de garganta. Aí realmente tive umas três, que eu me lembre. Passei a gravidez quase toda numa espécie de gripe, ou rinite, ou faringite. Sei lá. Só sei que fui ao otorrino umas quatro vezes, até fiz alguns exames para ver se tinha alguma bactéria, mas nada foi detectado. Imagino que em algum momento isto tenha feito mal ao Pedro de alguma forma que desconheço (e pelo visto os médicos também). Isso me deixa triste demais, mas ao mesmo  tempo fico feliz de termos condições de cuidar dele. Maridão sempre diz isso. É um consolo, mas aquela pulguinha atrás da orelha e pensar no que eu  poderia ter feito diferente e se isso mudaria alguma coisa na vida dele me deixam assim, meio assim, sei lá.
Por isso é tão importante, importante MESMO ter uma gravidez saudável!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Constipação

Babá do Pedro me liga desesperada porque ele estava chorando sem parar, sem conseguir fazer cocô. Saio correndo para ajudar. Ligo pro pediatra, ele não atende. Ligo pra minha irmã, ela não atende. Aí lembro que meu sobrinho tomava uma água de ameixa quando era bebê. Resolvo correr pro supermercado e comprar ameixas. Nisso eu estou a léguas de distância de casa e o trânsito de meio-dia está um caos.
Mesmo assim, assumo meu lado Airton Senna e em 25 minutos chego lá em casa com as ameixas.
Ao perceber o silêncio na casa, corro pro quarto dele: ele todo alegre e satisfeito: tinha acabado de fazer cocô. Ai que alívio!
Mesmo assim, deixamos as ameixas de sobreaviso caso necessário. O pediatra retornou a ligação (ele sempre retorna, santo pediatra), passou um remedinho para amolecer o cocô. E pediu para observar. Mãe que é mãe sempre observa cocô do filho. Fazer o quê, né? Pelo menos saí mais aliviada porque o deixei dormindo calminho. Ufa!

Consulta com a oftalmologista

Hoje tivemos consulta de rotina com a oftalmologista do Pedro.
Ela nos disse que o eixo visual dele está opacificando novamente. E que provavelmente ele terá que passar por nova intervenção para "limpar" o eixo.
Segundo ela, tudo dentro do esperado. A maioria das crianças passa por isso, é inerente do crescimento fisiológico das crianças. E que provavelmente só ocorrerá mais esta vez, também na maioria dos casos.
Ela nos disse que vai observá-lo toda semana, para avaliar em qual momento será melhor fazer a intervenção. Neste momento ainda não.
Seja normal, seja esperado, seja previsto, eu não sei. Sei que foi um balde de água fria. Estou aqui no trabalho sem querer pensar em mais nada. Porque eu li muito a respeito, porque eu penso muito nisso, mas não esperava que fosse ter uma "piora" no quadro dele. A gente o considera tão bem. A gente sempre o vê respondendo bem ao tratamento, então uma notícia dessa me deixa triste e preocupada.
A uma semana da viagem de férias, essa notícia me deixa assim sem graça para nada.
Sei que tenho que ser forte, que saber que é normal, que passar força para ele e para o resto da família, mas nesse momento eu só queria mesmo era que meu filho estivesse 100% bom. E que nada disso fosse verdade.

Consulta com a oftalmologista

Hoje tivemos consulta de rotina com a oftalmologista do Pedro.
Ela nos disse que o eixo visual dele está opacificando novamente. E que provavelmente ele terá que passar por nova intervenção para "limpar" o eixo.
Segundo ela, tudo dentro do esperado. A maioria das crianças passa por isso, é inerente do crescimento fisiológico das crianças. E que provavelmente só ocorrerá mais esta vez, também na maioria dos casos.
Ela nos disse que vai observá-lo toda semana, para avaliar em qual momento será melhor fazer a intervenção. Neste momento ainda não.
Seja normal, seja esperado, seja previsto, eu não sei. Sei que foi um balde de água fria. Estou aqui no trabalho sem querer pensar em mais nada. Porque eu li muito a respeito, porque eu penso muito nisso, mas não esperava que fosse ter uma "piora" no quadro dele. A gente o considera tão bem. A gente sempre o vê respondendo bem ao tratamento, então uma notícia dessa me deixa triste e preocupada.
A uma semana da viagem de férias, essa notícia me deixa assim sem graça para nada. Sei que tenho que ser forte, que saber que é normal, que passar força para ele e para o resto da família, mas nesse momento eu só queria mesmo era que meu filho estivesse 100% bom. E que nada disso fosse verdade.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Consulta com o pediatra

Hoje tivemos consulta com o pediatra. Fomos cedinho, como sempre, para sermos atendidos logo.
Pedro se comportou super bem, não chorou, mas também estava morrendo de sono. Apesar de ter dormido a noite toda (vivaaaaaa), acordou às cinco da manhã e só foi dormir depois da consulta e do leite. Então tava meio anestesiado de sono.
De resto, tudo bem. Ele está com 7,7 kg e 70,50cm.
Não cresceu tanto nem ganhou tanto peso, mas se manteve na curva, então consideramos normal.
Vai começar a tomar as sopinhas de legumes e carne, segundo as instruções do pediatra.
Ou seja, mais uma consulta de sucesso e paz!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Vacina gripe

Hoje Pedro tomou a vacina da gripe: sazonal e a tal H1N1. Ele dormiu mal à noite, estava muito cansado, tanto da noite mal dormida quanto da fisioterapia, onde ele deu escândalo, chorando muito, muito, muito. Tadinho. Quando finalmente ele dormiu, toca a campainha: é o enfermeiro da clínica de vacinação. Ai, meu Deus.... Arrumamos tudo e deixamos para acordá-lo por último. Quando percebe que o estão acordando do seu soninho tão gostoso, ele reclama. Quando picam na coxa dele aquela agulha com a vacina quentinha (por experiência própria, sei que é horrível), ele chora. Mas como meu filho é forte e é guerreiro, logo para de chorar e volta a dormir no meu colo. De coração mais tranquilo, deito meu bebê no berço e o deixo dormindo e vou trabalhar. Tomara que ele tenha dormido mais para descansar...

Vacina gripe

Hoje Pedro tomou a vacina da gripe: sazonal e a tal H1N1. Ele dormiu mal à noite, estava muito cansado, tanto da noite mal dormida quanto da fisioterapia, onde ele deu escândalo, chorando muito, muito, muito. Tadinho. Quando finalmente ele dormiu, toca a campainha: é o enfermeiro da clínica de vacinação. Ai, meu Deus.... Arrumamos tudo e deixamos para acordá-lo por último. Quando percebe que o estão acordando do seu soninho tão gostoso, ele reclama. Quando picam na coxa dele aquela agulha com a vacina quentinha (por experiência própria, sei que é horrível), ele chora. Mas como meu filho é forte e é guerreiro, logo para de chorar e volta a dormir no meu colo. De coração mais tranquilo, deito meu bebê no berço e o deixo dormindo e vou trabalhar. Tomara que ele tenha dormido mais para descansar, porque meu filho é forte e é guerreiro. Merece tudo!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Ida à fisioterapia

Ontem consegui ir à fisioterapia do Pedro. Desde que voltei a trabalhar que não tinha mais ido, e como ontem comecei a trabalhar muito cedo, deu pra sair mais cedo e acompanhá-lo.
E foi tão bom fazer isso. Ele está super bem, faz todos os exercícios direitinho, acompanha as luzes, deixa a fisioterapeuta fazer tudo que ela quer. Só reclama na hora dos exercícios de alongamento. Ele não gosta muito de alongar! Mas ela faz mesmo assim, estimulando que ele fique de bruços, pegue objetos, role, fique sentado. Tudo com acompanhamento profissional é melhor. Adorei! Nota-se claramente que ela adora ele. Gosta de verdade. Isso me deixa super feliz, porque é muito bom saber que nossos filhos são bem tratados.
Saí de lá com a alma lavada e o coração tranquilo.

domingo, 19 de setembro de 2010

Domingão

Estou aqui no computador atualizando umas coisas, e escuto o maridão cantando uma música inventada para o Pedro lá no quarto. Ouço beijos estalados, ouço risadas lindas do Pedro. Interação pai e filho, amor total, incondicional.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Exame teller -resultado

Ontem fomos fazer o exame Teller no Pedro.
...

O que é Teste de Teller?
Quando olhamos para uma parede, os olhos são atraídos primeiro para manchas, riscos ou quadros existentes nela. Os cientistas, percebendo isso, desenvolveram uma maneira de medir a visão do bebê, que segue este mesmo princípio. O Teste de Teller passou a ser denominado olhar preferencial por Cartões de Teller, pois é realizado através de cartões com listras contrastantes
 
Estes cartões são feitos com rigor técnico onde o contraste é sempre o mesmo. As listras brancas e pretas obedecem um cálculo matemático denominado “ciclo por centímetro”. O teste de Teller baseia-se na observação das crianças que tendem a olhar mais para uma tela com listras pretas e brancas do que para uma superfície homogênea.
teste de teller, teste teller, teller, teste de teler, teler, teste teler, teste de teller em sao paulo, teste teller em sao paulo, teller em sao paulo, teste de teler em sao paulo, teler, teste teler em sao paulo, teste de teller em santana, teste teller em santana, teller em santana, teste de teler em santana, teler em santana, teste teler em santana, cartoes de teller, olhar preferencial, opl
Como é o exame no teste de Teller?
teste de Teller leva de 20 a 30 minutos. O examinador sempre começa o exame pelo cartão sugerido para a idade da criança. São mostrados cartões com listras cada vez mais estreitas, até que a criança não manifeste nenhuma preferência. As menores listras percebidas pela criança correspondem à sua acuidade visual. Observa-se, através de um orifício localizado no meio do cartão, o movimento que a criança realiza para fixar um lado ou o outro. Às vezes é necessário realizar mais de um teste, principalmente em bebês muito pequenos.
teste de teller, teste teller, teller, teste de teler, teler, teste teler, teste de teller em sao paulo, teste teller em sao paulo, teller em sao paulo, teste de teler em sao paulo, teler, teste teler em sao paulo, teste de teller em santana, teste teller em santana, teller em santana, teste de teler em santana, teler em santana, teste teler em santana, cartoes de teller, olhar preferencial, opl

Após o teste de Teller, os pais ou responsáveis pelo bebê recebem uma ficha com o resultado do exame. Esta ficha deve ser guardada e apresentada ao médico e examinador no próximo teste de acuidade visual, para que possa se fazer a comparação de sua evolução visual.

...
Resultado: em relação ao exame anterior, Pedro melhorou dois níveis. Ele não apresenta ambliopia, ou seja, ele não tem "preguiça" de ver. A visão do olho bom para o outro é a mesma (com a correção do óculos), o que significa que o desenvolvimento dos dois olhos está excelente para a situação dele. A fisioterapeuta ficou super feliz com o resultado. E nós também, obviamente! Eu o estava segurando no colo, mas mesmo de costas, percebia claramente quando ele fixava o olhar nas listras, pois a cabeça fixava e ele parava para olhar aquelas listras no meio do quadro cinza. 
Coisa mais emocionante ver como ele melhorou, como a fisioterapia está dando resultados e como a equipe da clínica vibra com ele. Desde a recepcionista até a oftalmologista, passando principalmente pela fisioterapeuta que o atende três vezes por semana. Ela o adora, dá pra ver claramente. Coisa boa ser tratada por quem gosta da gente. Menino de sorte, abençoado. Amém!
...
E a mamãe aqui fica flutuando de alegria, vontade de gritar, pular, chorar, abraçar aquele fofucho gatão da mamãe! E ele adora ser abraçado, o corpo relaxa e ele se deixa abraçar várias e várias vezes. Mesmo com a gengiva coçando muito, ele fez o exame sem chorar um minuto e pulando sem parar. Minhas coxas serviram de pula-pula. Amo!!!!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Vacinas e mais um dentinho

Ontem Pedro foi vacinado. Peço para irem em casa, pois não gosto de levá-lo na clínica, já que eles oferecem essa opção. Foram três! Uma oral, a rotavírus e mais duas nas coxas (penta e hepatite). Fiquei morrendo de pena, afinal ele chorou muito (até de sair lágrimas, coisa que, segundo o papai, nunca tinha visto), mas se acalmou e ficou só soluçando, fazendo manha para a gente ficar paparicando (e ele merece mesmo).
Não teve reação e até dormiu bem à noite.
...
Ontem nasceu mais um dente, inferior, do lado dos dois que já existem (e que já estão bem afiados).
Sorriso banguela mais cheio de dente e lindo desse mundo!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Cinematerna

Está chegando a Fortaleza o Cinematerna! É uma sessão especial para as mamães poderem levar seus bebês ao cinema. Elas se divertem, os bebês fazem companhia. A sessão inaugural será na quinta-feira no Iguatemi! Quero ir! A-mo!

6 meses!

Pedro fez seis meses ontem!
E como toda boa comemoração, tivemos ontem bolo, balão, decoração, parabéns, muita alegria e animação. E não é para menos: meu filho é guerreiro, lindo, feliz, saudável!
Vamos ao que interessa: como ele está aos seis meses.
- Toma de 150 a 180ml de leite. Mama uma ou duas vezes por dia (depende do meu tempo e se vou almoçar em casa ou não), mas já começa a se desinteressar pelo peito. Toma dois sucos de frutas por dia, come algumas frutas amassadinhas (banana principalmente). Prefere as misturas de sucos.
- Dorme por volta das 19h (ou antes). Acorda lá pelas 22h para tomar leite. Algumas vezes desperta e quer ficar conversando, batendo altos papos no berço. Outras vezes simplesmente capota. E acorda cedo, por volta das cinco da manhã. Nunca acorda irritado, pelo contrário, vê-lo acordando é a melhor forma de levantar qualquer astral, porque ele acorda felicíssimo.
- É louco pelo pai e pela irmã. O corpo se transforma quando vê o pai. Os braços batem, as pernas balançam, ele se agita. Se o pai o entrega para alguém, geralmente ele protesta. Ama simplesmente ficar no colo dele, olhado para ele (deve ser pensando: "eu serei igual a você amanhã...."). Com a Gabi é aquela admiração. Acho que ele pensa que ela é muito engraçada, e ele sempre fica querendo se atracar com ela (morder o nariz, puxar os cabelos, tudo com muito amor, claro). Ela também é louca por ele. Sempre quer que ele acompanhe os banhos dela, assista ela almoçando, e a deixe brincar com ele feito um boneco.
- Já se acostumou com os óculos, apesar de que, de vez em quando, a gente o apanha mordendo os óculos.
- Na fisioterapia ele se dá bem às vezes, em outras reclama muito. E a clínica inteira é louca por ele. Todos já sabem quando ele chega.
- Não gosta muito de sol, chega a dormir no meio do banho de sol, acho que só para ver se alguém o tira de lá, mas essa tática não resolve.

Santa Luzia

Santa Luzia, Virgem e Mártir, que tanto agradastes ao Senhor, preferindo sacrificar a vida a lhe ser infiel, vinde em nosso auxílio e por meio de vossa intercessão livrai-nos de toda a enfermidade dos olhos e do perigo de perdê-los. Possamos por vossa intercessão passar a vida na paz do Senhor chegando um dia a vê-lo com os olhos transfigurados na eterna pátria dos céus.
Santa Luzia, rogai por nós. Amém.


Imagem da Santa LuziaProtetora contra as doenças dos olhos. É invocada no cânon da santa missa. De nobre origem, nasceu em Siracusa, Itália. Após a morte do pai, sua mãe adoeceu e Santa Luzia organizou uma romaria ao túmulo de Santa Águeda, famosa por seus milagres. Foi então que Santa Águeda manifestou-se para Luzia e sua mãe melhorou de saúde. Luzia, decidiu entregar-se à Deus, e recusou o pedido de casamento de um jovem pagão. Como vingança, o jovem denunciou Luzia ao governador Pascásio. Luzia foi torturada e decapitada.
Se você anda contrariado com alguém ou com alguma coisa, você precisa da ajuda de Santa Luzia. Santa Luzia é também a Santa que protege e resolve todos os problemas relacionados com “os olhos” das pessoas. Recebeu de Nosso Senhor esta linda missão porque, como conta a tradição, por não aceitar falsos deuses, foi presa e arrancaram-lhe os olhos e, no dia seguinte ela estava com eles perfeitos.
Santa Luzia morreu no dia 13 de dezembro do ano 303.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Fisioterapia

Hoje a fisioterapia do Pedro não foi tão boa. Maridão fica triste, jururu, mas eu sei que foi por causa da noite mal dormida, do cansaço. Como a fisioterapeuta adiantou o horário dele, nem deu tempo ele tirar uma soneca antes de ir. E ele acordou muito cedo para ficar conversando e batendo papo com a gente.
Então dou o desconto devido. Deixa ele. É apenas um bebê.
Na hora do almoço, ele mamou muito, chorou muito de cansaço e depois dormiu. Coisa mais linda e tranquila. Saí de casa mais aliviada. Espero que ele tenha dormido muito. Algumas vezes basta eu sair de casa e ele acorda. Espero que dessa vez não.

Família que emociona

Quarta de manhã, maridão chega da academia, eu segurando Pedro no colo, indo acordar Gabi. Momentos depois, estamos os quatro juntos, no nosso quarto, Gabi "cuidando" do Pedro, maridão tomando banho, eu arrumando minhas coisas pro trabalho. Sabe aquele momento comercial de Doriana? Coisa linda de se ver. Maridão chega no trabalho e me liga, dizendo que aquele momento também marcou e que o deixou emocionado. Realmente o que importa nessa vida é ser feliz e ter nossa família unida e saudável. Amém!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Colinho de mãe na madrugada

Pedro acorda às 3:00 da manhã. Leite, troca fralda, fica no colo. Nada de dormir. Fica no berço quietinho no começo, depois começa a se agitar. E a falar. E a bater pernas e braços, chamando a atenção. Nisso já são quatro e tanto. Vou lá, coloco ele no colo. Preparada para ficar mais um tempão com ele, quando "de repente" (Gabi adora usar esse termo agora) ele dorme. Dorme mesmo. Soninho gostoso, foi só o colinho de mãe aninhá-lo. Coisa gostosa. Dá para não se apaixonar mais e mais por uma fofice dessas?

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Consulta com pediatra

Hoje teve consulta com o pediatra.
Pedro está com 69,5 cm e 9,360 kg. Curva no percentil 95, peso e altura. Ou seja, ele é mesmo grande e não gordo. Está todo ótimo, sem problemas, esperto e comportado (palavras do pediatra). Segundo ele, a fisioterapia vai deixá-lo também muito disciplinado, já que ele tem uma rotina de exercícios a cumprir nas três vezes por semana que ele vai. Super positivo.
Estão liberadas todas as frutas e todos os tipos de misturas e combinações: saladas de frutas (batidas), frutas raspadinhas, papas de frutas, sucos dos mais variados.
Praia liberada com seis meses, mas melhor seria quando ele aprender a sentar. Repelente também só com seis meses. A vacina da gripe pode ficar pros sete meses, se não quiser sobrecarregá-lo. As dermatites devem ser observadas para tentar identificar a causa, a saliva ajuda a piorar a que fica ao redor da boca (ele tem babado muito por causa dos dentes).
Falamos dos exames feitos na semana passada, do sucesso dos resultados. Só alegria, resumo da ópera!
Feliz!!!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Delícia de momento

Domingo à tarde, casa calma, Gabi dormindo.
Pegamos o Pedro, colocamos na nossa cama.
Começa a brincadeira de "cadê o papai?".
Papai se esconde, Pedro fica sério.
Papai aparece, Pedro dá lindas gargalhadas,  inclina o corpo pra trás, de tão divertido que é a brincadeira.
Pedro ri, quer imitar o pai, quer bater as mãozinhas no travesseiro igualzinho ao pai.
...
Ele sempre quer ficar em pé, apoiando os pés no nosso colo, no trocador. A fisioterapeuta proibiu. Ainda não dá, filho! Aguarda mais um pouco.
Ele já consegue rolar no tapete de EVA, apesar da preguiça. Tenta se arrastar, movimentando as pernas, levantando o bumbum pra cima.
Até agora está gostando de todos os sucos, especialmente pêssego (chique). Só não gostou muito do de goiaba.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Um dia feliz

Hoje dormi mal. Acordei quase de hora em hora, preocupada. Pedro tinha exame hoje. Um exame em que ele precisava ser sedado, ou seja, tomar uma anestesia, para poder ser examinado melhor. É a revisão da cirurgia da catarata, digamos assim. A oftalmologista avisou que ele ia fazer esses exames há três meses atrás. Mapeamento de retina, pressão do olho, medir o grau. E outras coisas. Uma geral nos dois olhos.
Ele precisou fazer jejum de 06 horas para leite e 04 horas da amamentação, então fizemos o mesmo esquema do dia da cirurgia. Coloquei o despertador para ele tomar o leite às 02:00 e mamar às 04:00. E assim ele dormiu até às 06:00. Eu super tensa. Fico logo de cara fechada, sem paciência, não consigo pensar em outra coisa. Chegamos lá, esperamos o anestesista chegar. Pedro a esta altura é um dos pacientes mais famosos, mais queridos e mais paparicados da clínica. Desde o vigilante, passando pelas recepcionistas, pela fisioterapeuta, pela oftalmologista. Como ele vai 3x por semana para a fisioterapia, lá ele se sente em casa (ou quase). Ele não reclamou da fome, só reclamou na hora de dilatar a pupila, mas logo ele tomou o pré-anestésico e dormiu, deixando dilatar a pupila tranquilamente.
O exame em si durou 15 minutos. E tudo está ótimo com ele. A pressão boa, o grau diminuindo, tudo caminhando dentro do esperado, segundo a doutora. E meu coração se tranquiliza.
Ele está meio grogue, sonolento, sem fome. Consequência da anestesia. Normal. Fiquei o dia em casa, acompanhando sua recuperação. O anestesista pediu para esperar 1,5 hora para ele se alimentar. Ele mamou pouco e também não quis o leite todo. E capotou. Está dormindo e eu aqui esperando ele acordar para dar todo o carinho que ele merece. Filho, você é um guerreiro, forte, valente e vai dar tudo certo para você, se Deus quiser!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Susto ou preocupação de mãe??

Ontem fiquei muito, mas muito preocupada com o Pedro. Desde cedinho, percebi que ele não estava fixando o olhar em mim ou em nada específico. Aí fiquei lembrando das conversas com aquela outra mãe cuja filha também teve catarata e fiquei preocupada, só que deixei passar e o dia passou. Só que quando cheguei a noite em casa, ele ia saindo para passear com a vovó de carro. Aí ele não me olhou nos olhos, como costuma fazer. Ai, meu Deus, aí fiquei de-ses-pe-ra-da. Corri para ligar pra fisioterapeuta. Ela não podia atender. Perguntei para a babá como tinha sido a fisioterapia e ela me disse que ele estava disperso e não quis muito fazer os exercícios. Mais desespero. Esperei, com o coração na mão, a fisioterapeuta me retornar a ligação. E nada. Enquanto isso, chega o Pedro, hora do banho, mamar e colocar para dormir. Como Deus sempre providencia, eis que esse meu filho começa a olhar insistentemente para mim. Aquele olhar 43, fixo e atento para mim. Ai, como eu chorei. Chorei de alegria. Chorei abraçada com ele, nós dois no escuro do quarto. Ainda assim esperei a ligação da fisioterapeuta. E ela ligou mais tarde. Também para me dizer que ele realmente estava disperso, mas que está bem, isso faz parte do desenvolvimento, afinal ele descobre várias e várias coisas novas todos os dias. E que não observou nada de anormal nele. E que ele está se desenvolvendo bem, muito bem. Alívio. E hoje, meu bebê amanhece o dia olhando insistentemente para as pessoas, rindo e brincando. Inclusive, olhou insistentemente para o som, até a babá entender que ele queria ouvir música. Foi só ligar o som, ele parou de olhar. Coisa mais linda esse meu bebê! Amo!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Coisa mais linda

Meu filho tá uma coisa do outro mundo de tão gostoooooooooooooooooso. Delícia de ver, brincar, cuidar, olhar, TU-DO!!! O pai dele também está apaixonadaço por ele, mesmo mantendo o medo de pegar e cuidar...
...
Tem dentinho pra nascer por estes dias. A gengiva está mega inchada, ele tá babando pra caramba e um pouco impaciente.
...
Continua se garantindo na fisioterapia. Cada dia ele se supera, apesar de sempre tentar se esquivar e deixar de fazer. Um dia é fome, no outro é sono, no outro é preguiça. A santa fisioterapeuta é que já percebeu as artimanhas dele e dá sempre um jeito de deixar a preguiça dele pra lá e fazer valer a sessão. A santa babá também já conhece muito bem a hora da fome e do sono e a gente vai adaptando os horários para ele estar atento e alimentado na hora da sessão. Menino de sorte esse Pedro, com dois anjos da guarda como esse. Enquanto isso, mamãe rezando e torcendo por ele no trabalho.
...
Ontem finalmente fomos estrear as voltas de carro pela Beira-mar. Delícia reviver estes momentos que fizemos milhares de vezes com a Gabi. Só que erramos o horário, saímos tarde e já estava anoitecendo, não dá pra ver muita coisa no escuro. Da próxima, saimos de dia.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

5 meses!

Hoje meu filhote faz cinco meses! Cinco!!! Já!!! Tão rápido e ao mesmo tempo tanta coisa boa e tantas emoções (como diria o Rei...).
Pedro hoje está cada dia mais esperto, super sorridente, tomando sucos de frutas variadas (e adorando), dormindo bem (lá pelas 7 da noite, acordando pro leite às 11 e algumas vezes às 3 da manhã), fazendo fisioterapia cada vez melhor, falando várias coisas que a gente não entende, como aaaahhhh, eeeeehhhhh, mordendo os lábios e mostrando a língua, em meio a vários sorrisos e gargalhadas (é, gargalhadas).
Adora a presença do pai, basta ouvir a voz para ficar freneticamente procurando por ele, se deixar fica horas no colo dele, olhando fixamente para o rosto dele.
Está mamando três vezes ao dia (manhã, hora do almoço e noite), já que estou trabalhando, toma 150 ml de leite de 3,5 em 3,5 horas, ainda não aguenta mais que isso (e então não forçamos).
Já perdeu várias roupas, mas ainda tem várias para usar, tanto as novas quanto as herdadas dos primos. Sapatos herdados, então, tem milhares....
...
Então, amor lindo da mamãe, o que posso desejar é que você continue cada dia mais lindo, simpático, maravilhoso, gostoso e fofo da mamãe. Te amo demais!

domingo, 8 de agosto de 2010

Primeiro dia dos pais!

Este foi o primeiro domingo de dia dos pais! Acordei cedinho, para dar os parabéns ao meu pai querido. Dei a ele de presente um pijama combinando com o meu, super lindo. Fazia tempo que papai queria ter uma roupa igual para mim e para ele. Mamãe organizou, junto com a vovó Didi, vovó Ana e tia Carina, um churrasco para os pais. Então foi super divertido ter todos os pais e avôs juntos aqui comigo. Para variar, adorei e me comportei super bem. Recebi os convidados, troquei de roupas, fui para o colo dos tios e tias e no final do dia, mamãe me colocou para dormir.
Papai, te amo muito!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Batizado

Pedro já é um cristão! Foi batizado, num dia super feliz para mim e com certeza para toda a família. Tínhamos resolvido (ao contrário do batizado da Gabi) fazer uma pequena festa para receber somente a família e alguns amigos bem chegados. Nossa vontade era comemorar o batizado dele da forma mais carinhosa e aconchegante possível. E acho que conseguimos.
O batizado foi na Capela de N. Sra. das Graças, onde sempre fomos à missa e onde nos sentimos em casa e depois fizemos um café na casa da vovó Ana. Fiquei surpresa de ver quase todos que foram convidados na Igreja, pois achei que as pessoas iam acabar indo só para o café, mas não. Para minha surpresa, muita  gente querida estava lá, prestigiando meu filhote. E isso me emocionou. Para mim este batizado funcionou como o fechamento de um ciclo, do encerramento de uma etapa deste início de vida do meu bebê, tão novinho e tão forte e corajoso. Agora sinto que tendo ele recebido as bênçãos de Deus e o sacramento do batismo, ele seguirá abençoado com saúde e paz por toda a vida! E o próprio dia do batizado comprovou isso. Ele recebeu óculos novo que ficou maravilhosamente melhor, a tal ponto dele não reclamar na hora de colocá-lo. Ele se comportou super bem, sem chorar, sem estranhar e até dormiu um bom cochilo na casa da vovó. Ele ganhou novos fãs como as tias que ainda não o conheciam direito (só no dia do nascimento) e foi amplamente elogiado e presenteado por todos. Isso me deixou também muito feliz.
Foi um dia perfeito, para um filho perfeito que só me faz feliz. E ele merece mais que isso, merece tu-do.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Tomando suquinhos

Pedro acabou de  tomar o primeiro suco! Ele amou! Foram 80 ml de suco de laranja lima e ele ficou pedindo mais!
...
Essa noite foi mais tranquila, ele acordou por volta das 02:30, tomou leite, quis conversar mas eu não dei cabimemto (senão o papo ia longe), aí ele dormiu de novo até quase 06:00.
....
Hoje vai ser a maior correria para arrumar tudo: o batizado dele é amanhã!!!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Novidades do pediatra

Hoje fomos ao pediatra.
Consulta de rotina, tudo normal.
Pedro está com 8,875 kg e 68 cm, duas curvas acima da média, mas dentro da proporcionalidade, ou seja, ele não está gordo.
Ele passou os mesmos hidratantes e sabonetes que a Gabriela usa, por causa das dermatites e também mandou começarem os suquinhos. Que delícia! Vai continuar a tomar a vitamina e também passou o ferro. No mais, tudo bem, todos os exames e vacinas em dia, ele perguntou bastante da recuperação pós-cirúrgica, e só temos coisas boas para contar!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Só quero sentado...e dormir no colo

Pedro foi hoje para a fisioterapia e não aceitou fazer os exercícios deitado... só sentado!!! Posso com uma dessas??? Um bebê de quatro meses??!!! Ai, ai, ai... Quando eu o coloco no colo na minha cama, ele também faz a maior força com a cabeça para se sentar. Levanta o pescoço e as pernas... é a coisa mais fofa e esperta desse mundo, meu filho!
...
Hoje ele acordou às quatro da manhã e ficou em altos papos no berço. A babá achou que ele ia acabar dormindo, mas eu não resisti a ir niná-lo... Era só colocá-lo no colo para ele dormir. Assim como era só colocá-lo no berço para ele acordar....Na terceira vez, ele caiu no sono. E eu fiquei morta de sono, não consegui ir para a academia. Fui acordada pelo maridão quando ele chegou às 06:30. E ainda dormiria muito mais. Bom disso é que Pedro dormiu bem e acordou só às 07:15!
Ufa!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Dia da avó!

Hoje é dia da avó! Pedro tem muita sorte. As avós se revezam para levá-lo à fisioterapia, as avós se desdobram em cuidados e orações pela recuperação dele, as avós babam a cada novidade.
E as avós estão sempre muito presentes na vida do meu filhote. Que sorte!
Hoje vovó Didi o levou à fisioterapia e a vovó Ana está às voltas com a organização do batizado! Que dupla!

sábado, 24 de julho de 2010

Mais um...

dentinho nasceu hoje!
Dessa vez foi a madrinha que viu primeiro!
São os dois inferiores, daqui a pouquinho Pedro estará com dois dentinhos super lindos!
...
Hoje foi o primeiro passeio oficial. Até agora ele só tinha ido nos médicos, almoçar uma vez na mamãe e uma vez na tia. Hoje ele foi pro sítio da madrinha do maridão, lá na Lagoa Redonda. Foi a pessoa mais importante, o mais paparicado! E como todos ali conhecem o maridão desde que ele nasceu, a unanimidade foi: é a cara do pai!!!!
Ele adorou a folia, não chorou, não estranhou, muito pelo contrário, achou tudo muito legal.
Depois de tamanha farra, ele tá ali no quartinho, banhado, cheiroso, alimentado e dormindo o sono dos bebês!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Nasceu!!!

O primeiro dente do Pedro nasceu!!!!
Assim, meio que sem avisar, nasceu hoje pela manhã. Sem avisar até que não, ele andava bem enjoadinho nestes dias, dormindo menos ainda durante o dia, babando muito. A gente estava esperando por isso, mas não assim tão rápido!
Que lindo. Ele hoje está super alegre, sorridente, relaxado.
E agora acabaram-se as desculpas da Gabi para deixar o Pedro de lado quando ela fazia alguma coisa que ele não podia. Ela sempre dizia: o Pedro não pode fazer isso porque não tem dente....
...
Ontem fomos comprar um novo óculos. O dele já está pequeno! Que rápido! O primeiro é daqueles que não tem a perna (não sei qual o nome científico dessa parte do óculos) completa e tem umas alças de silicone (parecida com as de sutiã), que amarram atrás e encima da cabeça.
Agora compramos um tipo esportivo, com as pernas completas e uma alça de elástico para segurar atrás. Só que é bem maior e mais largo, por ser meio que estilo esporte.
Eu estava apaixonada por uns de silicone que tinha visto, sem nenhum parafuso, uma peça única super macio e confortável. Mas aqui em Fortaleza só tem tamanho pequeno. O único maiorzinho que tinha era cor de rosa e mesmo assim foi meio que decepcionante, era mais propaganda que efeito mesmo.
Vou ficar super craque em assuntos de ótica....

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Sono

Eu imaginava que o Pedro ia dormir melhor a esta altura... Ele acorda por volta das onze da noite e depois por volta das três ou quatro da manhã. Sempre para comer. Ou ele mama ou toma a mamadeira. Ou os dois. Estou na maior dúvida se aumento o leite antes de dormir, se aumento o leite o dia todo (hoje ele toma 150ml se não mamar ou 120 ml se tiver mamado).
O que me preocupa também é a falta de cochilos durante o dia. Sei que a gente não deve comparar, mas a Gabi tirava sempre dois cochilos por dia. E ainda hoje tira um cochilo grande. Ele é muito novinho para dormir tão pouco. Geralmente ele dorme 15 a 20 minutos no colo, mas é só colocar no berço que ele acorda. Ou então ele dorme na minha cama por meia hora, mas como eu voltei a trabalhar, não dá mais tempo de colocar ele deitadinho na minha cama e ficar do lado dele.
Eu comprei um livro sobre o sono do bebê, vamos ver se ajuda.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Coisa linda da mamãe

Ah, tô tão apaixonada pelo Pedro! Coisa mais linda, mais fofa, mais simpática, mas gostosa! Ele é manhoso, engraçado, curioso. É verdade que ele é impaciente, mas só quando lhe faltam as coisas mais básicas: leite e carinho! Ele acorda bem calminho, fica em silêncio, segurando seu paninho por um tempão. A gente nem percebe que ele acordou. Quando vai olhar na babá eletrônica, lá está ele brincando e quietinho.
Fofo!
Ah, e já perdeu muuuuuita roupa. Enchemos uma sacola cheia, inclusive com roupas que ele só usou uma vez....

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Madrinha

A madrinha do Pedro está em Fortaleza! Ela chegou na sexta-feira e no sábado bem cedo estava lá em casa para vê-lo. Ela o achou a cara do pai! Achou também ele lindo, fofo, grande, bochechudo, sabido, bonzinho.... Enfim, amou! Ele também gostou muito dela! Ele ficou todo feliz no colo dela, não chorou, riu, ficou deitadinho no ombro dela, enfim, coisa de afilhado com madrinha!
Fiquei feliz! Dia 31 a gente vai fazer o batizado, finalmente! Tomara que a roupa de batizado (que foi a mesma que a madrinha dele usou, há alguns trinta e poucos anos atrás) ainda caiba!
Fizemos várias fotos, porque quando ela veio para vê-lo no nascimento, acabamos sem tirar nenhuma! Absurdo!
Fizemos fotos com todos os primos, todos os tios e todos os avós da família do maridão. Família completa e feliz. Faltou só o padrinho, que chega mais próximo do dia do batizado. Eba!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Em busca de notícias

Eu sempre fui muito reservada. Muitas amigas minhas reclamam dessa minha característica, por achar que eu sofro calada, que eu fico feliz calada e que é difícil saber o que se passa na minha cabeça. Foi assim em várias situações da minha vida.

Não sei se isso é bom e acredito que não seja mesmo. Às vezes é bom ser discreta, mas também é bom partilhar com os amigos os bons e os maus momentos, porque eles nos ajudam e nos confortam, assim como ficam felizes com a gente.
Estes dias tive provas de que isso é verdade. Primeiro foi a conversa com a Calina, mãe da Bárbara, que fez a mesma cirurgia do Pedro e me ajudou muito, como já disse em posts anteriores. Aliás, ajudou ao Pedro. E muito.
Ontem a mãe de uma amiguinha da filha de uma amiga minha (deu para entender?) me telefonou por outro motivo e acabamos descobrindo que nossos filhos fizeram a mesma cirurgia. Só que a filha dela descobriu a catarata só com três anos de idade. Ela foi super simpática e me deu muita força, disse que a filha dela já tem seis anos, que já tem a visão super boa, já foi uma suber boa vibração.
Depois me liga a Ana Carla, minha amiga oftalmologista, que acompanhou a cirurgia do Pedro. Eu só tinha coisa boa para dizer para ela. Nada de inflamações, nada de complicações pós-cirúrgicas, nada de problemas, só o acompanhamento que já sabíamos ser necessário.
Foi tão boa a conversa que rapidamente enveredamos para outros assuntos e acabamos por rir muito no telefone.
E depois foi o comentário da Lu, lá de Viena, me dizendo só coisas boas e desejando o melhor para o Pedro. Olha meu super despretensioso bloguinho trazendo boas vibrações para meu filhote! Isso me deixou super feliz e me fez ver que na hora das dificuldades os amigos (de longe e de perto) sempre nos ajudam como podem.
Outra prova disso foi na hora da consulta com a oftalmologista do Pedro, porque acabamos por descobrir dois casais amigos em comum, o que nos deixou super mais à vontade com ela e essa boa relação entre ela e a gente só melhora o tratamento do Pedro, já que estreitar o contato entre médico e paciente é ótimo.
Ou seja, partilhar os bons (e os maus) momentos é mesmo gratificante.

domingo, 11 de julho de 2010

É o fim...

da licença materidade.
Filho,
amanhã a mamãe recomeça a trabalhar. É o que acontece com a grande maioria das mães, hoje em dia temos que ser independentes, ter nossas carreiras, ajudar o orçamento da casa, ter uma profissão além das nossas obrigações mãe e dona de casa.
Isso não quer dizer que a mamãe não vá deixar de sentir saudade de você, muito pelo contrário. Vou morrer de saudade de você, e as horas com certeza vão passar bem devagar no trabalho. Mamãe promete que vem correndo sempre que acabar o trabalho, para amamentar, para te colocar no colo, para cuidar de você!
Te amo!

terça-feira, 6 de julho de 2010

Consulta na oftalmologista

Como parte do aprendizado com a mãe que conversei na semana passada, fomos a uma consulta não programada com a oftalmologista que operou o Pedro. Ontem fizemos o exame chamado Teller, que mede a acuidade visual, o resultado foi ótimo, dentro da situação dele, claro. Ele está com o mesmo grau (em um mês não muda muita coisa mesmo), o campo visual está livre, não tem nada inflamado, ele segue bem os objetos tanto na horizontal quanto na vertical e ele só fica estrábico quando os objetos se aproximam muito dele.
Ela só pediu para aumentar a fisioterapia para três vezes por semana, ao invés das duas atuais. São ótimas notícias para este coração de mãe. Fico aliviada, mas não menos atenta, não menos cuidadosa. Vou até o fim para que ele fique realmente bom 100%, com a visão o melhor possível. Aliás, vamos, eu e o pai dele, juntos, porque sem ele eu não conseguiria.
Boas notícias, estou feliz!

Acabou...

minha licença maternidade!!! Buáááááááá!!!! Eu pensei que era só no dia 08 de julho e estava certa que ia emendar com a sexta e começar só na segunda. Ontem recebi a ligação do trabalho avisando que hoje eu teria que voltar ao trabalho. Falei com meu chefe e ele me disse que eu poderia tirar quatro dias de férias e voltar na segunda, já que ele mesmo ia sair de férias também e voltava na segunda junto comigo. Respirei aliviada, porque deixei para essa semana um monte de consultas com os meninos, e outras milhares de coisas para fazer. Que descansar, que nada. Tem que resolver várias coisas, como o esquema da fisioterapia do Pedro, levá-lo na oftalmologista, levar Gabi também, tenho que pintar o cabelo, depilar, supermercado, lavanderia, enfim, praticamente as mesmas coisas de sempre, mas a partir de segunda com muito menos tempo disponível. A hora de almoço voa e ainda estou pretendendo amamentar quando vier almoçar. Tem que sair cedo de casa para deixar a Gabi no colégio e quando eu chegar de noite quero amamentar de novo e colocar o Pedro para dormir. Enfim, coisas que toda mãe faz... só que estou acostumada a fazer isso sem oito horas de trabalho por dia no meio.... Ai, como será que vai ser? Igual a toda mãe que trabalha, eu sei!

sábado, 3 de julho de 2010

Buscando ajuda

Na quinta tive uma conversa muito boa com uma mãe cuja filha teve o mesmo problema do Pedro. Nós nos conhecemos através do pediatra, que me deu o telefone dela para podermos conversar e para que pudéssemos nos ajudar. Na hora achei de cara uma ótima ideia, e foi mesmo. Antes da cirurgia do Pedro, ela me ajudou muito a me preparar para o pós-operatório, alertando para como ele ficaria (enjoadinho), dos colírios (de instante em instante) e principalmente do cuidado que teria que ter com a estimulação visual dele.
Passada a cirurgia, quase um mês depois, passada mais a preocupação com a cirurgia em si, achei que seria bom conversar com ela novamente. Para aprender. E aprendi muito.
Marcamos de nos encontrar na casa dela, porque ela queria me mostrar todas as coisas que ela tem para estimulação, para que eu conhecesse a filha dela e a gente pudesse conversar com calma. Para minha surpresa chego lá e já a conhecia! A filha mais velha dela foi da sala da Gabi no semestre passado (esse ano ela mudou de colégio).
Ela me mostrou tudo que a filha tem: objetos coloridos, as fichas que a terapeuta usa em casa, as lanternas, as pecinhas coloridas, enfim, todos os objetos que ela usa para estimular a visão dela.
Também me mostrou o óculos super sensacional que a filha tem, comprado em SP: de silicone, leve, confortável, flexível, ideal para um bebê. A dica da ótica em SP foi ótima também.
Ela me mostrou todos os exames feitos, a periodicidade, a metodologia usada pela terapeuta em SP (ela operou a filha lá e por isso vai sempre para as consultas de rotina, inclusive com a terapeuta visual, para dar instruções de como fazer a estimulação em casa).
Foi muito interessante, muito mesmo. Ela me mostrou uma força e uma persistência que eu, como mãe, preciso ter para que a visão do Pedro fique realmente boa. Então me sinto super agradecida por ela ter aberto sua casa e me ajudado tanto.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Diferenças

Acabei de ler um post de um blog escrito por uma mãe que mora em NY. Sobre a diferença entre cuidar dos filhos lá e no Brasil. Além da falta de ajuda da família, a falta de ajuda do que ela chamou de "exército branco": as babás. Lá não tem nada disso. E que muitas mães desistem de trabalhar porque é muito caro mandar os filhos para a creche ou terem babá, então é melhor ficarem em casa.
Aqui em Fortaleza é muito cômodo realmente, pelo menos por enquanto (não sei como será na época dos meus netos). Ainda temos condição de termos ajuda em casa e com os meninos e realmente ficamos perdidos quando não temos. Nosso apartamento é grande e tanto eu como o maridão trabalhamos, então não dá para deixar a casa sozinha ou os meninos em creche. Nem temos opções tão boas de creche pros pequenos ainda. Tirando o colégio onde a Gabi estuda, só conheço mais uns dois ou três que têm esquema full-time. E como deixar as crianças então? E é para deixar de trabalhar e cuidar só dos meninos? Difícil essa questão. Sei que daria para simplificar mais nosso estilo de vida, mas não o fazemos. Eu fui criada tendo minha mãe e meu pai trabalhando direto no banco. Então sempre ficávamos aos cuidados de babás e da Jojô, que trabalhou lá em casa 18 anos. E o maridão sempre teve a Mariquinha, que ficou na casa da mãe dele por 35 anos. Ainda demora a mudar essa mentalidade e acho muito difícil mudar esse esquema pelo menos pelos próximos dois anos.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Momento mais feliz

Acabei de sair do quarto do Pedro. Amamentei, coloquei para dormir, fiquei abraçadinha. Acho que não existe momento mais feliz que esse. Sempre me emociono ao tê-lo no meu colo e sentir aquele corpinho tão pequeno e se sentindo tão seguro ao meu lado. É um amor sem fronteiras, sem limites. Amor de mãe.

Susto

Domingão de sol, Pedro se arruma todo lindão e vai tomar banho de sol lá embaixo com a babá. Aproveito e vou tomar meu banho, enquanto Gabi brinca com maridão na cama. De repente, toca o interfone: não sei quais foram os termos da conversa. Só vi pela porta do banheiro o maridão se transformando no telefone, jogando o aparelho longe, dando um murro na porta e gritando: o Pedro caiu! E eu, molhada como estava, peguei o vestido que tava na roupeira, joguei por cima, botei a Gabi no colo e desci correndo atrás dele. Chorando e muito, eu me tremia, e não conseguia acreditar naquilo! A Gabi me dizia: mamãe, ele não caiu não!
E ela tinha razão. Pedro estava quietinho, calminho no colo da babá, reclamando apenas do banho de sol, como ele costuma fazer mesmo.
Com o coração saindo pela boca, a gente chegou bufando lá embaixo, as pernas bambas, o choro incontido. E ele calminho, calminho.
Explicando: uma vizinha ouviu uma pancada forte e um choro alto. Deduziu que o bebê tinha caído e interfonou para a minha vizinha de porta que tem um bebê também. Como não era lá, deduziram que era lá em casa. E resolvem interfonar para o porteiro, que interfona lá para casa dizendo isso. Ai, mas que susto, meu Deus!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

A fisioterapia

Pedro tem fisioterapia duas vezes por semana. Faz parte do tratamento para ele enxergar bem. O horário é pela manhã e nem sempre ele está disposto a cooperar. Ele chora, fecha os olhos, berra, reclama, tem horas que dá desespero, tem horas que é engraçado, porque nitidamente ele sabe que aquilo está acontecendo e que ele não gosta. Então só lhe resta reclamar. Então ficamos, eu, a babá e a fisioterapeuta (que é um amor e tem a maior paciência) tentando acalmá-lo para que ele faça os exercicios.
A gente fica tentando várias táticas: ora damos leite para ele acalmar (mas aí ele dorme), ora dançamos, ora damos o bubu, ora cantamos, ora fazemos tudo isso junto. É uma festa quando ele para de chorar e faz direitinho. É claro que ele tem direito de reclamar, afinal, ele é muito novinho, só tem três meses, e isso deve ser muito cansativo, mas temos que insistir pois é pro bem dele.
Além disso, ele tem que usar o tampão e o óculos também quatro horas por dia. A gente começou colocando só o tampão enquanto o óculos ficava pronto. Ele reclamava, mas não tanto. Agora, com o óculos, é reclamação direto. Ele chora, fecha os olhos, aí os cílios encostam na lente e suja a lente e ele chora mais. Tudo vai ser uma questão de tempo e paciência para ele e para nós também.
Eu morro de pena, mas ao mesmo tempo tenho que seguir firme no tratamento.
Qualquer dia ele vai estar usando óculos sem chorar e a gente vai ficar mais tranquila.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Craque da Copa 2028

Minha primeira Copa do Mundo!
E meu aniversário de 03 meses comemorado em verde e amarelo!
Amei!

sábado, 12 de junho de 2010

Agora posso contar...

Num dos últimos posts, eu falei que ia levar o Pedro ao teste do olhinho e que depois contava como foi. Isso foi no dia 18 de maio. Desde lá minha vida mudou muito... Vou explicar.
Pedro foi diagnosticado com catarata congênita no olho direito. O teste do olhinho que era para ter sido só mais um teste para meu bebê, revelou um problema que teria que ser resolvido com urgência e com seriedade.
Pois é. Fiquei de-ses-pe-ra-da. Pensei todas as besteiras que uma mãe pode pensar quando o filho está doente, fiquei triste, abalada, chateada, preocupada, mas tinha que ter forças para ajudar meu filho o mais rápido possível, pois assim era necessário.
Seguinte: a catarata congênita é uma doença que precisa de correção cirúrgica, para poder "limpar" o cristalino, para que o bebê consiga ver melhor. A urgência na cirurgia deve-se ao fato de que o bebê aprende sempre e muito rápido a ver, então cada dia sem ver direito é um dia a menos no desenvolvimento da visão.
E ainda tinha a dúvida sobre a colocação ou não da lente intra-ocular. Porque alguns oftalmologistas já recomendam colocar logo e outros não, só depois dos dois anos. E agora? Fazer o quê? Como tomar uma decisão tão séria dessas? A solução foi informação, muita informação. Li, comprei livros, entrei em sites médicos, fui a quatro especialistas, até tomar minha decisão: operar já (essa decisão era unânime a todos) e colocar a lente (3x1 para colocar a lente).
Então foi assim. Pedro se operou no dia 31 de maio, na hora mais longa da minha vida. Teve que tomar anestesia geral, mas já saiu da sala de cirurgia acordado. Meu Deus, que alívio! Eu tava com tanto medo... Ele é tão pequenininho... Só de pensar já me dá vontade de chorar de novo.... Mas ele se saiu super bem! A recuperação tem sido ótima! Já passamos da fase crítica, estamos ainda com muitos cuidados e muitos colírios, mas ele tem se recuperado super bem.
Vai ter que fazer fisioterapia ocular duas vezes por semana por um bom tempo e usar óculos, mas tudo dentro da normalidade pro caso dele. Como disse a médica dele, isso não é o mais importante para ele como ser humano. Ele vai ser um menino normal, com uma vida completamente normal e saúde para viver tudo que a vida oferece. Quando ela me disse isso, me tranquilizou muito.
É um assunto ainda dolorido para mim, não é fácil ver um filho seu doente, mas graças a Deus conseguimos oferecer para ele um tratamento adequado no prazo certo e os cuidados necessários. E muito, mas muito amor.
E hoje, que ele completa três meses, só quero aqui dizer o quanto eu o amo, o quanto minha vida é melhor por ele existir e que eu vou estar do lado dele pro que der e vier...Te amo, meu bebê.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Como sou querido

Filho, você nem imagina como é querido e amado. Nem falo pelos seus pais, isso seria óbvio. Falo pela sua irmã, que sempre quer te colocar no colo, te beijar, te observar.
Falo pelo seu primo que sempre te coloca nas orações dele à noite.
Falo também pelas suas avós, que sempre se preocupam, sempre te visitam, sempre te acham lindo e maravilhoso.
Falo pelos avôs, que sempre telefonam ou vêm aqui (cada avô do seu jeito). Um te chama de Dom Pedrito e outro de Pedrão!
Falo pelos tios e tias, todos preocupados, todos querendo notícias, todos sempre por perto e te mandando todas as melhores energias deste mundo.
É essa energia boa que me faz feliz e me faz crer que família é tudo de bom nessa vida.

domingo, 30 de maio de 2010

Babá nova

A saga continua. Pedro mudou de babá. A antiga era ótima no começo, até começar a se cansar muito e a reclamar de tudo aqui em casa. Eu ia fazendo ouvido de mercador, até o momento que ela reclamou de mim. Olha, sinto muito, mas aqui em casa eu não preciso ouvir reclamação. Eu até engulo alguns sapos se a funcionária tratar bem meus filhos, o que nem era tanto o caso. Então, pedi que ela fosse embora.
Passei a quinta procurando alguém, ligando para uma e para outra, fiz quatro entrevistas e hoje começou uma nova. Peço a Deus que dê certo porque meu filho merece ser bem tratado! E tenho que aproveitar para conseguir uma pessoa realmente boa antes de voltar a trabalhar.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Diferenças

Os bebês têm a capacidade de nos surpreender todos os dias. Apesar das conquistas serem de certa forma graduais e esperadas (dentros dos livros de bebês e sites sobre desenvolvimento infantil), sempre nos surpreendemos com as vitórias dos nossos pequenos.
É claro que cada um deles tem seu próprio ritmo, gostos, como já disse a Fabi. Eles são pequenos, mas já têm sua individualidade.
O Pedro é bem diferente da irmã. Ele dorme pouco, ela conseguia dar vários cochilos por dia, ainda hoje consegue dormir um cochilo de duas horas depois do almoço. Ele não. Dá pequenos cochilos por dia, mas sempre no colo, dificilmente ele consegue ficar dormindo depois que colocamos no berço. Às vezes eu o coloco na minha cama depois de mamar, mas ele não passa de meia hora de soneca.
Ele também é bem mais guloso. Tem um reloginho interno que a cada três horas toca para tomar o leite. Não precisamos controlar o horário, ele se encarrega de avisar.
....
Hoje é o teste do olhinho, depois conto o resultado.
Ele nem teve reação das vacinas, só ficou bem sonolento no dia seguinte, dormiu praticamente o dia todo.
Coloquei o bebê conforto acoplado no carrinho, o moisés já tava pequeno e ele ficava agoniado de estar deitado lá. Ele preferiu. Agora dá é preguiça de colocar o bebê conforto no carro para ele sair. Estou quase comprando logo aquelas cadeiras para 0 a 25kg, assim já deixo fixa no carro. Nem pensar em sair com bebê no colo. Eu hein!! Eles já saíram da maternidade nos seus devidos bebês conforto.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

2 meses!

Hoje Pedro completa dois meses! Parabéns, filho!
Você tá tão grande, cada dia mais lindo e sorridente!
Sua rotina não se alterou muito nas últimas duas ou três semanas, você passa bastante tempo acordado durante o dia, começa o ritual do sono por volta das 17:30: mama, toma leite, brinca um pouco, vai pro banho e te coloco para dormir. Você chora por motivos que eu não entendo ainda, mas outras vezes já conheço o choro de sono e fome. Você tem pouca cólica e gases. Quando o choro fica muito insistente, desconfio de um destes dois e dou um remedinho (ou funchicória).
Seu banho de sol fica sempre para a tarde, porque de manhãzinha você tá dormindo (e também tem estado nublado). Depois de 08:00 nem pensar em sol, é muito quente!
Hoje tem vacinas, três! Tadinho, mas é para o seu bem...
Todo mundo tem te achado parecido com sua irmã, outros com o pai, outros comigo... não tem consenso!
Enfim, quero te desejar cada dia mais saúde para você! Eu te amo muito, meu filho!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Recebendo visitas

A-DO-RO receber visitas, por mim a casa sempre estava cheia. Confesso que tenho um pouco de preguiça de organizar os comes e bebes, mas amo quando vejo a casa cheia. Maridão vive querendo encher a casa e às vezes eu dou uma segurada. Mas com bebê na casa, e todo mundo querendo conhecê-lo e nós querendo mostrá-lo, claro, a casa anda sempre cheia.
As últimas visitas foram:

- Amigos em comum: Micheline e Germano, Sarah e André, Paulo Régis e Rachel e antes deles: Mara e Alessandro, Paulo e Rafaela, André, Tony e Andrea.
- O pessoal da facu: Andrea Sturtz e Iran, Andrea Cunha, Clarissa e Adriano, Juliana. 
- As amigas da vovó Ana: Meiriane, Silvana, Eveline, Simone, tivó Rita.
- As amigas do Santa Cecília: Patrícia, Andrea, Roberta, Juliana, Ana Carla e Leandra.
- O pessoal do almoço de domingo das mães.
Ainda acho que faltam algumas pessoas, vamos rever as agendas depois.
Tão bom casa cheia!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Domingão em família

Tinha me prometido que não ia sair de casa por nada nesse mundo no dia das mães. E foi tão bom! Acordamos sem pressa, sem compromisso, sem horários. Arrumamos a casa para receber a família para o almoço de domingo das mães. Adoro casa cheia! Vieram meus pais, os pais do maridão, os pais do meu cunhado, minha irmã e sobrinho, irmãos do cunhado, tivó, cunhada.
Cada um trouxe um prato, a irmã do cunhado trouxe os convites do casamento dela (Gabi vai ser daminha), sogrão dominou as conversas contando mil histórias, a comida estava deliciosa e a sobremesa também. Pedro ficou um bom tempo com a gente na sala, amamentei sem pressa, Gabi cantou e dançou na sala para todo mundo ver (apesar de ter ficado um pouco "matuta" com tanta gente, ficou um pouco com cara de poucos amigos). Enfim, adorei ter ficado em casa, ter curtido este dia só com gente querida, na minha casa, com minha família. Dia perfeito!

domingo, 9 de maio de 2010

Feliz dia das mães!

Para minha mãe (a melhor do mundo), para mim (aprendendo a ser mãe), para todas as mães deste mundo, o melhor de tudo é ter nossos filhotes por perto, com saúde e  com amor no coração. O resto é resto, sem importância.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Uma mãe apaixonada

Estou apaixonada pelo meu filhote. Ele tá tão lindo, fofo, começou a sorrir, estou encantada. Passados praticamente os dois primeiros meses, agora me sinto menos tensa, curtindo mais meu Pedrinho.
Será o primeiro dia das mães com meus dois filhos. Eu me sinto completamente feliz, principalmente pela minha história de amor com meu maridão ter se transformado em uma família tão linda, que se Deus quiser, durará por todos os dias da minha vida. Deu para ver que estou apaixonadona mesmo, né?
Quando tiver menos bobona escrevo mais!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Primeiras fotos

Finalmente revelei as primeiras fotos do Pedro. É, ainda revelo fotos, sou à moda antiga... Apesar de adorar tecnologia, tenho medo de perder backups, HDs, memórias, pen drives e etc. com as fotos da gente. Aí sempre gasto uma grana de vez em quando para revelar algumas fotos. Revelei as fotos da maternidade, do "mesversário", das avós e tias que vieram visitar e algumas dele no berço, bebê conforto, etc. etc. etc. Ah, e atualizei os porta-retratos, que estavam vazios a espera das primeiras fotos dele.
...
Batizado marcado, dia 31 de julho, sábado, 09:00. Padrinhos serão o Erik e Antonianna. Desta vez reuniremos só a família na casa da vovó Ana.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Rotina do Pedro - observações

Algumas observações sobre a rotina do Pedro:
- Alimentação: continua com o complemento, 90 ml de 3 em 3 horas ou de 4 em 4, se ele aguentar. A amamentação continua, em demanda livre, sempre que ele quer. Já consigo diferenciar o chorinho de fome e sono, o que ajuda muito a não superalimentar ou deixá-lo muito agitado com sono.
- Higiene: já vai para a fralda tamanho M, está se dando bem com a fralda da turma da Mônica soft touch e a pomada A&D. Ainda não usei óleo nem perfume, nem hidratante. O shampoo e sabonete líquido são da mustela e ele está se dando bem. Está com acne neonatal nas bochechas, mas o pediatra disse que é normal. A troca de fralda é com algodão e água morna, nada de lencinhos ainda.
- Sono: dá pequenos cochilos durante o dia, não é de grandes sonecas. Durante a noite tem conseguido dormir entre 3 e 4 horas direto, já chegou até a 5 horas. Quando acorda, amamento, dou o leite e troco a fralda (se necessário).
- "Cocô e xixi": faz muito, mas muito xixi. As fraldas ficam cheinhas mesmo! O cocô está dentro do normal, chega a fazer 3 a 4 vezes por dia ou uma só, não tem padrão.
- Cólicas, gases, etc: identificamos gases umas três vezes, quando demos o milicom, 3 gotas, ou funchicória (colocada na chupeta). A vantagem da funchicória é que aparentemente ajuda a acalmar também. Ele só aceita a chupeta algumas vezes, quando está com muito sono e larga depois de dormir.
- Berço, moisés e bebê conforto: no primeiro mês não gostava muito do berço, agora já aceita mais. Gosta do moisés (que fica acoplado ao carrinho) e com ele passemos pela casa ou ele dá alguns cochilinhos durante o dia. Muito bom esse moisés da chicco (é um trio que tem o carrinho e o bebê conforto também). É o mesmo da Gabi.
- Temperamento: como já identificamos o choro de fome e sono, já conseguimos lidar melhor com as vontades dele. Gosta de banho só de bruços, quando viramos de barriga para cima, é aquele berreiro. Ainda não acompanha muito os movimentos, mas acompanha o que eu falo quando amamento, ele às vezes pára só para me ouvir. Também ainda não acompanha muito os brinquedos tipo móbile ou brinquedos com música.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

O pior e o melhor dia da minha vida

Eu tenho uma amiga que sempre quando tem muito trabalho, ou estresse, ou alguma chateação, costuma brincar que foi "o pior dia da minha vida". Eu sempre achei graça disso, mas essa semana realmente tive, senão o pior dia, "a pior manhã da minha vida", que graças a Deus, se tornou "o melhor dia da minha vida".
Foi dia de levar o Pedro ao pediatra. Começamos com o relato da rotina: banho de sol, banho, leite, vacinas, comportamento em geral. Daí ele pede para tirar a roupa dele, para pesar, medir e examinar. Ok. Medimos: 96 cm (pera aí, deixa eu medir de novo, não pode ser tanto!, disse o pediatra, mas era mesmo, 5cm em um mês), 5,1kg (1,7kg de aumento de peso em um mês, o dobro do esperado, uau de novo). Chegou a hora do exame: ouvido, nariz, garganta, pele, tudo ok. Na hora de auscutar o coração, começou o momento tenso. Pediatra repete, repete, repete a auscuta. Troca o estetoscópio de lado, repete de novo, troca de lado de novo, repete de novo. Eu, desconfiada, pergunto: tudo bem, doutor? Tudo. Aí mudamos de assunto, examinamos a Gabi, que também foi (e aliás, não levo mais os dois juntos, dá muita confusão na consulta, a gente não se concentra direito), tudo certo, tudo lindo com a lindona.
Na hora de passar as receitas e tarefas de casa (atividades para fazer com o Pedro), ele fala:
- Eu gostaria de auscutar o Pedro de novo, estava muito barulho na hora do exame.
Então levou o pequeno para a sala ao lado. Quando ele voltou:
- Eu vou pedir para vocês fazerem um ecocardiograma no Pedro, porque ouvi um pequeno barulho no coração, que eu quero tirar a dúvida do que pode ser. Explicou mil vezes que provavelmente não era nada, que podia ser apenas uma alteração passageira, etc. etc. Mas depois que ele falou o nome do exame, eu bloqueei. Só pensava no exame no meu bebê, tão pequeno, será que ele tava sofrendo? Pensei que ele poderia estar sentindo alguma dor e a gente confundindo com fome, como se pode ajudar um bebê tão pequeno que não sabe se comunicar? Ai, ai, ai. Ele pediu para marcar com um tal doutor, no mesmo prédio do consultório dele. Corremos lá e marcamos. Só tinha para o sábado. Aí sabe como é pai e mãe né? Foi uma loucura a manhã que passamos. Tristes, abatidos e nervosos. Ansiosos. Na hora do almoço, maridão tem a ideia: vou ligar para o meu médico e ver se ele conhece esse doutor e antecipa o exame. Santo médico. Em 15 minutos ele retorna, com a notícia: exame antecipado para o mesmo dia, às 15horas. Ufa. A gente queria mesmo era acabar com essa angústia. E lá fomos nós. Imagina a aflição de ver seu filhinho de 35 dias na mesa de exame, com o coração sendo examinado. E o maridão perguntava: doutor, tudo o que o senhor for vendo, por favor, vá nos contando. E o médico dizia: até agora, tudo bem. Até agora, tudo bem. Até agora, tudo bem. E assim passou o exame: TUDO BEM.
Resultado: ele tem um "sopro inocente", que é um ruído que a gente auscuta devido à caixa torácica dele ainda estar em formação, mas que vai sumir com o tempo e que no ecocardiograma não detectou nada além disso. Ele está perfeito e o coração também.
Imagina a nossa felicidade. E o dia que era o pior tornou-se o melhor. O MELHOR DIA DA MINHA VIDA.

domingo, 18 de abril de 2010

Voltando à vida "normal"

Estou procurando sair mais estes dias... Afinal, tenho que ir recuperando a autonomia e a independência. Eu amo a ajuda que todos sempre me dão, como a mamãe, minha sogra, papai, maridão, mas tem coisas que eu mesma gosto e tenho que resolver. Nesta semana que passou voltei a dirigir, o que já foi uma vitória. Já deu para ir buscar a Gabriela no colégio, fazer supermercado, comprar comidinhas para as visitas, ir no cartório e deixar documentos no contador, fui finalmente conhecer a casa nova da minha irmã, etc.
Claro, sempre controlando os horários das mamadas e saindo no intervalo entre uma e outra, mas esta sensação de retomar a vida é ótima!
...
Ah, e começamos de vez a temporada de visitas ao Pedro.
Esta semanas tivemos na quarta-feira: Paulo e Rafaela, Tony e Andrea, Mara e Alessandro, André Marinho. Na sexta: Micheline e Germano, Sarah e André. Sábado: Rachel e Paulo Régis, com as crianças Bia, Davi e Elisa (que a Gabi amou receber para brincar com eles).
Nessa semana pretendo chamar as meninas da faculdade com os maridos.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Nada como um dia (diferente) após o outro

Não dá para dizer que temos rotina com o Pedro, claro. Logo eu, que sempre adotei uma rotina estruturada para a Gabi e até hoje tem dado certo assim. Com apenas 34 dias, seria querer demais que ele tivesse algum padrão estabelecido, mas estou observando atentamente seu padrão de sono e alimentação (para isso é fundamental anotar os horários de mamadeira e amamentação), para não deixá-lo nem como muita fome nem superalimentado. Tentamos dar o banho no mesmo horário, escurecemos o quarto também à mesma hora, assim como abrimos as cortinas pela manhã, para que ele aprenda a noção de dia e noite. Hoje também conseguimos dar o primeiro banho de sol, porque ele sempre dormia na hora do banho de sol e deixar para mais tarde não dá, é quente demais.
Já fiz minha "revisão do parto" ontem. Fui na minha ginecologista, pois ela já me acompanha desde a adolescência. Comigo está tudo bem, útero ainda inchado, mas dentro do normal, fiz logo o exame preventivo, deixei tudo em dia nesse quesito.
Só falta agora recomeçar as atividades físicas! Mas o horário é que tá pegando: é a hora do meu sono mais pesado. Ainda não tive forças para me levantar e ir para a academia. Já combinei com o professor que na semana que vem vamos para um horário mais tarde, para eu poder finalmente começar! Viva! Num guento mais ficar sem minha academia...

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Fotos do "mesversário"


Essa foi a festinha de 01 mês do Pedro. Organizada pela mamãe com a preciosa ajuda da vovó Didi, profissional das festinhas de "mesversário", com know-how adquirido nas festas da Gabi.
O tema foi fazendinha, com direito a centro de mesa, chapéu, balões, lembrancinhas, bolo, salgadinhos e docinhos.
Estavam presentes: vovó Didi e vovô Deci, tia Carina e tio Denis, Cicia, tivó Teté, primo Lucas.
O único problema foi que o aniversariante estava num sono.... Nem percebeu a festança ao seu redor, mas com certeza sentiu as boas vibrações e os desejos de muitos e muitos e muitos mais meses de vida e saúde!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

01 mês!

Primeiro mês do Pedro!
Como passou rápido!
Meu filhote tá grande, mamando bem, mas ainda tomando o complemento, cocô e xixi muito bem obrigado, pele lisinha, cabelos caindo em ritmo normal.
Da sua personalidade sabemos que é muito guloso, não espera por nada quando tem fome, chora alto e esperneia. Também não gosta de fralda muito molhada ou suja de cocô e já começa a gostar do banho, que já são dois por dia.
Ainda não tomou banho de sol, porque geralmente está dormindo no começo da manhã, já que lá pelas duas da manhã começa um processo de leite, mamadeira, cocô, troca de fralda e demora para dormir.
Aindan não sabe diferenciar o dia da noite, obviamente e acaba por dormir muito de dia e fica mais agitado de noite.
É a coisa mais linda desse mundo, já tive opiniões variadíssimas sobre ele: ora parece com a mãe, ora com o pai, com o avô, com a irmã, com ninguém...
Parabéns, filho!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Sono ferrado de manhã

Pedro está com uma mania de tirar uma soneca daquelas a partir de 5:00 da manhã, indo até 10:00. Pode? Não pode. Estou tentando acordá-lo, para não acostumá-lo assim, pois acredito que isso prejudica o sono da noite. As noites estão agitadas, porque ele acaba fazendo cocô sempre que mama à noite... Aí desperta e fica acordadão... Estamos tentando implantar as sonecas mais curtas durante o dia, acordando-o, tirando do berço, trocando fralda, banho. Depois falo mais. Hora do banho. Dele.